Publicidade
Jornalismo

Número de refugiados ucranianos na Europa ultrapassa 4,5 milhões

Grupos seguem procurando abrigo em países fronteiriços, como Polônia e Romênia

Imagem da noticia Número de refugiados ucranianos na Europa ultrapassa 4,5 milhões
Mais de 7 milhões de pessoas estão deslocadas dentro da Ucrânia | Valerio Muscella/UNHCR
• Atualizado em
Publicidade

O número de refugiados ucranianos na Europa ultrapassou 4,5 milhões, nesta 2ª feira (11.abr), devido ao avanço das forças russas no país. De acordo com o programa de monitoramento da Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade do grupo é composto por crianças e adolescentes, além de mais de 200 mil cidadãos de outras nacionalidades. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Assim como registrado desde o início do conflito militar, a Polônia continua sendo o país que mais recebeu refugiados procedentes da Ucrânia, contabilizando mais de 2,6 milhões de pessoas. Outras nações como Romênia (692 mil), Hungria (424 mil), Moldávia (411 mil) e Eslováquia (317 mil) também seguem recepcionando os civis, assim como regiões russas (404 mil).

Pelas redes sociais, o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino, também chamou a atenção para o número de cidadãos deslocados internamente na Ucrânia, que já chega a 7,1 milhões, sendo metade mulheres. 

+ União Europeia envia mais de 10 bilhões de euros para Ucrânia

"A escala do sofrimento humano e do deslocamento forçado devido à guerra excede em muito qualquer planejamento de pior cenário", disse Vitorino. "Corredores humanitários são urgentemente necessários para permitir a evacuação segura dos civis e garantir o transporte e a entrega de ajuda humanitária tão necessária", acrescentou.

Leia também

+ Papa Francisco pede "trégua pascoal" entre Rússia e Ucrânia

+ Mais de 1.200 corpos são descobertos em Kiev, diz procuradora

+ Ucrânia: Putin pode ser punido apenas quando não for mais presidente

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade