Publicidade
Jornalismo

Rússia nega acusações de massacre contra civis ucranianos

Declaração veio após militares encontrarem 410 cadáveres em cidades antes ocupadas por forças russas

Imagem da noticia Rússia nega acusações de massacre contra civis ucranianos
Declaração foi feita pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov | Wilimedia Commons
• Atualizado em
Publicidade

Autoridades russas negaram, nesta 2ª feira (4.abr), as acusações de ataques contra civis feitas pelo governo da Ucrânia. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, as imagens de corpos em valas divulgadas por cidades ucranianas são adulteradas e servem para descredibilizar a operação militar russa no país.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Rejeitamos categoricamente todas as acusações", afirmou Peskov, referindo-se às denúncias de massacre e genocídio. Ele afirmou ainda que o chefe da Comissão de Investigação da Rússia, Alexander Bastrykin, ordenou "uma avaliação judicial da provocação por parte da Ucrânia sobre o homicídio de civis em Busha".

Bastrykin também solicitou novas medidas para identificar os envolvidos e determinar se devem ser processados por divulgar "informações falsas" sobre o exército russo - crime introduzido no código penal russo após a invasão da Ucrânia e passível de 15 anos de prisão.

A declaração das autoridades acontece um dia após a divulgação de imagens de dezenas de corpos em valas comuns ou espalhados pelas ruas das cidades antes ocupadas pelao exército russo. O número total de mortos ainda é incerto, mas, segundo a Procuradora-Geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, os corpos de 410 civis foram encontrados.

+ Zelensky cria grupo para investigar e julgar crimes contra ucranianos

Líderes da União Europeia, Espanha, Polônia, Alemanha, Reino Unido, França, Japão, Canadá e Estados Unidos, entre outros, condenaram publicamente as ações russas e defenderam novas sanções contra a economia de Moscou.

Leia também

+ Ataques a hospitais, civis e tortura: o que são crimes de guerra?

+ OIM alerta para tráfico humano na fronteira da Ucrânia

+ Presidente da Ucrânia faz discurso durante a cerimônia do Grammy

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade