Exposição "Lygia Clark: Projeto Para Um Planeta" é inaugurada na Pinacoteca de São Paulo
Mostra vai até o dia 4 de agosto de 2024 e reúne mais de 150 obras da artista, ícone da pintura e da escultura contemporâneas
Mais de 150 obras de Lygia Clark (1920-1988) estarão expostas de sábado, 2 de março, até o dia 4 de agosto, na Pinacoteca de São Paulo. Intitulada como “Projeto para um planeta”, a exposição panorâmica, de uma das artistas brasileiras mais relevantes do século XX, ocupa as sete galerias expositivas do espaço, com o vasto material do legado dos mais de 30 anos de carreira da pintora e escultora mineira.
+ Confira as últimas notícias do Brasil
Com curadoria de Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, a exposição comemora o centenário de Lygia Clark apresentando obras como “A Casa é o Corpo” e “Maquete para interior nº3”.
Lygia Clark foi uma das artistas responsáveis por reestruturar o vocabulário artístico brasileiro a partir da década de 1960, desafiando as fronteiras entre o papel do artista e do público, e propondo uma nova relação entre corpo e objeto.
Na exposição será possível encontrar obras interativas, em que o público pode interagir com a arte e também obras “vivas”, com performances realizadas por dançarinos, por exemplo.
Em entrevista ao SBT Brasil, concedida no dia da inauguração da mostra, Ana Maria Maia, curadora da Pinacoteca, explicou a relevância de Lygia Clark para a arte:
“Além de muitos atributos, ela construiu uma obra aberta. Ela foi uma das primeiras artistas a dizer que não só os artistas são criativos. Ela abriu a obra dela para que qualquer pessoa, ao participar, ao manipular as obras, possa ter sentimentos, elaborar questões da sua própria vida ou da vida em sociedade”.
Segundo a direção da Pinacoteca, a mostra de Lygia faz parte de uma linha de pesquisa sobre artistas mulheres latino-americanas. É possível visitar a exposição gratuitamente aos sábados. Nos demais dias custa R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).
Serviço
Local: Pinacoteca Luz (1º andar)
Data: de 2 de março de 2024 até 4 de agosto de 2024
Endereço: Praça da Luz, 2, São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h. Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h).
Mais informações acesse o site oficial da exposição.