EXPLICA: Saiba quais documentos que você pode levar para votar no dia da eleição
Eleitores devem ficar atentos aos documentos oficiais aceitos na hora de votar, no domingo (2.out)
Daniel Lustosa e Dennison Vasconcelos
No próximo domingo (2.out), cerca de 156 milhões de brasileiros devem comparecer às urnas para escolher seus candidatos a presidente, senador, governador, deputados federal e estadual.
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconifou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o email defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
Todos os eleitores devem apresentar um documento válido, segundo critérios da Justiça Eleitoral. Veja abaixo a lista dos documentos oficiais:
Documentos oficiais válidos:
- e-Título (título de eleitor digital - aplicativo para celular) com foto
- Carteira de identidade (RG);
- Identidade social;
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
Eleitores que forem usar o e-titulo, devem ter atenção à foto no aplicativo. Se não houver a imagem, é necessário apresentar outro documento oficial com foto.
A carteira de trabalho digital não é válida para uso na votação.
O título de eleitor não é obrigatório no dia da votação, porém, nesse documento estão contidas as informações sobre seção e zona eleitoral, referentes ao local onde votar. As mesmas informações também podem ser obtidas no aplicativo e-Título, disponível para Android ou iOS.
Atendimento no TSE
Serviços para o eleitor estão à disposição no site oficial da Justiça Eleitoral, como: "imprimir o título eleitoral", "Justificativa" e "onde votar".
SBT News De Fato
O SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação mídiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Daniel Lustosa e Dennison Vasconcelos são jornalistas na TV Tambaú
>> TV Tambaú, afiliada SBT na Paraíba, é integrante do SBT News De Fato
Você também pode se interessar por: