Publicidade

FALSO: Voto para presidente é anulado se voto para os outros cargos forem brancos ou nulos

Mensagem enganosa que circula pelo WhatsApp já circulou nas eleições presidenciais de 2018 e volta a aparecer este ano

FALSO: Voto para presidente é anulado se voto para os outros cargos forem brancos ou nulos
falso é o conteúdo ou informação inventada, que foi alterada, sofreu edições para mudar seu significado original e divulgado para espalhar uma falsidade ou mentira.
Publicidade

FALSO | É falsa a mensagem que circula pelo aplicativo de mensagens WhatsApp que afirma que os votos computados para qualquer candidato a presidente da república serão cancelados se o eleitor não votar para os outros cargos e não é verdade que os votos parciais não serão computados como forma de boicote ao candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL).


O QUE FOI INVESTIGADO?: A mensagem que circula pelo aplicativo de conversas WhatsApp, afirma que os votos computados para qualquer candidato a presidente da república serão cancelados se o eleitor não votar para os outros cargos. Ainda na mensagem, que está sendo compartilhada como um alerta para os eleitores do então candidato a reeleição Jair Bolsonaro, está sendo afirmado que o voto parcial não será computado, como uma forma de boicotar os votos direcionados ao então candidato. Em certo trecho da mensagem, é dito que uma pessoa fez um curso para ser mesário voluntário para trabalhar no dia das eleições e que nesse curso o instrutor disse que os votos parciais não seriam computados e que a sociedade não tem conhecimento disso. 

A mensagem de WhatsApp "Encaminhada com frequência" relata o seguinte:

Isso é do marido de uma amiga que vai ser mesário. NÃO DEIXE DE LER.

REPASSANDO....

Aviso aos que moram no Brasil. Se você vai votar em Bolsonaro, leia isso antes.
É só um aviso aqui...
Ontem passei pelo treinametno para os trabalhos de mesário para a justiça eleitoral.
Lembre-se de fazer o seu voto completo e votar em todos os candidatos
* 01 Presidente
* 01 Governador
* 01 Senador
* 01 Dep. Federal
* 01 Dep. Estadual
Escolha seus candidatos com consciência, pois se você votar só em Presidente, e votar em branco nas outras opções, o seu voto será considerado como parcial, e será anulado.
Só irão continuar votos validos os que estiverem completos.
Questionei isso com o instrutor, que a sociedade não tinha conhecimento de que o voto parcial não é computado como voto valido.
Questionei revoltado com isso, mas o instrutor deixou bem claro que o voto parcial não vai ser computado,....deixano a entender que é para prejudicar os votos de Bolsonaro.
Então pessoal,..vamos divulgar isso para conhecimento geral da nação, para que fiquemos espertos no dia da votação, e que o nosso voto nao seja anulado.
Mais de 12 milhões de votos foram invalidos nas eleições passadas.
Repassem a todos os patriotas para que votem com consciência.
Precisamos nos unir para judar nosso presidente a se reeleger.
Brasil acima de tudo. 
Deus acima de todos.

Onde foi publicado: WhatsApp

Alcance da publicação: Publciação com vários compartilhamentos no aplicativo de mensagens WhatsApp consta com a mensagem "Encaminhada com frequência", sinalizando que a mensagem foi espalhada para vários usuários sem podendo indicar a quantidade.

O que diz o autor da publicação: Não foi encontrado o autor original da publicação.


CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO:

É falsa a mensagem compartilhada no aplicativo de mensagens WhatsApp de que afirma que os votos computados para qualquer candidato a presidente da república serão cancelados se o eleitor não votar para os outros cargos e não é verdade que os votos parciais não serão computados como forma de boicote ao candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL). 

Para o SBT News De Fato, falso é o conteúdo ou informação inventada, que foi alterada, sofreu edições para mudar seu significado original e divulgado para espalhar uma falsidade ou mentira. 

Saiba mais:


COMO VERIFICAMOS?

A reportagem do SBT News De Fato consultou um secretário do TRE-MT que afirma que esta informação espalhada no aplicativo de mensagens não é verdaeira e que cada tipo de voto do eleitor não afeta os votos nos outros cargos.

De acordo com o secretário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Carlos Henrique Cândido, a informação que está sendo compartilhada não é verdadeira. Ao observar, a Justiça Eleitoral fala a palavra eleição no plural, ou seja, eleições. Isso significa que cada eleição para a Justiça Eleitoral é independente, então a eleição para deputado estadual é uma, para deputado federal é outra, para governador outra, senador e presidente outras. 

Ao dizer isso, o secretário afirma que cada voto é independente e que o eleitor pode votar branco, nulo ou em qualquer legenda que quiser e isso não afetará os votos nos outros cargos.

"Essa dúvida de que o voto vai ser contabilizado ou não, vem de um passado em que votar branco ou nulo era contabilizado, o que não acontece mais hoje em dia. Se o eleitor votar branco ou anular seu voto, votando em número de candidato que não existe, esses votos não serão cancelados. Serão contabilizados para brancos e nulos."

Afinal, o que é voto branco e voto nulo?

O site do Senado Federal também traz explicações sobre a regra do voto em branco e nulo, que aponta o artigo 77 da Constitução Federal de 1988 que prevê que não são computados os votos brancos e os nulos. Essa regra se estende a governadores (artigos. 28 e 32) e prefeitos (artigo 29). Do mesmo modo, para os demais cargos, a legislação eleitoral também prevê que são considerados apenas os votos válidos ? explicou.

O voto em branco significa que o eleitor opta por não votar em nenhum candidato ou partido oficialmente inscrito para as eleições. Para fazer seu voto nesta categoria, ele aperta a tecla "branco" na urna eletrônica e depois a tecla "confirma". Esses votos são considerados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.

No período que existia a votação em votação em papel, esse tipo de voto era contado quando o eleitor não preenchia a opção na cédula, ou seja, o eleitor não escolhia ninguém.

Já o voto nulo acontece quando o eleitor digita um número inexistente de candidato ou de legenda -- no caso das eleições para deputado e vereador -- e depois aperta a tecla "confirma".

Para evitar anular o voto sem querer, é preciso conferir se a foto do candidato apareceu após digitar o número e só então confirmar.

O voto parcial não existe. Todos os votos serão contabilizados, mesmo que o eleitor vote em apenas um candidato a ser pleiteado, assim o voto não será cancelado. 

O site do TSE já checou esse mesmo boato, que circulou nas últimas eleições presidenciais, em 2018, além do núcleo de checagem Fato ou Boato também identificou em julho deste ano que a mensagem está em circulação em grupos de WhatsApp.

Por que investigamos

SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, ou o processo eleitoral, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político ou as eleições. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.


SBT News De Fato

SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação mídiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais. 


>> Alexandre Ferreira é jornalista do SBT MT.
>> SBT MT, afiliada do SBT em Mato Grosso, é integrante do SBT News de Fato.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

eleições
jair bolsonaro
voto
brancos
nulos
mensagem
whatsapp
redes sociais
branco
nulo
eleicao
urna
anulacao
parcial
falso
defato
de-fato
portalnews

Últimas notícias

Brasil registrou 127 homicídios por dia em 2022, diz Atlas da Violência

Brasil registrou 127 homicídios por dia em 2022, diz Atlas da Violência

Estudo também destaca mais de cinco mil mortes classificadas como "ocultas", quando a causa não foi esclarecida
Comerciante é vítima de fake news após assalto em joalheria

Comerciante é vítima de fake news após assalto em joalheria

Homem teve fotos e vídeos divulgados nas redes sociais como se fosse assaltante
Lula critica "taxa das blusinhas", mas sinaliza que não deve vetar medida: "Assumi compromisso"

Lula critica "taxa das blusinhas", mas sinaliza que não deve vetar medida: "Assumi compromisso"

Presidente admitiu acordo para cobrar 20% de PIS/Cofins em projeto do Mover; petista também falou sobre derrota no PL das "saidinhas"
Bill Gates aposta em startup para construir usina nuclear nos Estados Unidos

Bill Gates aposta em startup para construir usina nuclear nos Estados Unidos

Projeto visa construir unidade energética em uma antiga usina de carvão em Wyoming para atender a crescente demanda por eletricidade do país
Pauta de costumes "não tem nada a ver com realidade que estamos vivendo", comenta Lula sobre PL do aborto

Pauta de costumes "não tem nada a ver com realidade que estamos vivendo", comenta Lula sobre PL do aborto

Para presidente, debate é "cru" e assunto deveria ser razões que motivam necessidade do procedimento: "Estamos retrocedendo nesta pauta"
Lula diz que presidente do Banco Central tem lado político e trabalha para prejudicar o Brasil

Lula diz que presidente do Banco Central tem lado político e trabalha para prejudicar o Brasil

Presidente da República afirmou que Roberto Campos Neto pode se tornar um "novo Sergio Moro"
Danilo Forte fala ao Perspectivas sobre Reforma Tributária e PL do "devedor contumaz"; assista ao vivo

Danilo Forte fala ao Perspectivas sobre Reforma Tributária e PL do "devedor contumaz"; assista ao vivo

Deputado dá detalhes sobre evento em que participou com Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária
PL do aborto: lei poderia provocar aumento da mortalidade materna, diz pesquisadora

PL do aborto: lei poderia provocar aumento da mortalidade materna, diz pesquisadora

Mestre em direitos humanos pede que parlamentares façam leis "baseados em números, estatísticas e nas melhores evidências científicas"
Idoso é retirado após passar mais de 10 horas preso em bueiro de avenida em Manaus

Idoso é retirado após passar mais de 10 horas preso em bueiro de avenida em Manaus

Bombeiros e familiares tentavam convencer o homem a sair do local após surto e discussão com vizinho
McDonald´s desiste do uso da inteligência artificial da IBM em seu drive-thru

McDonald´s desiste do uso da inteligência artificial da IBM em seu drive-thru

Rede de restaurantes testava tecnologia que anotava pedidos de comida por meio de voz
Publicidade
Publicidade