OMS aponta 63% de aumento na incidência de casos de covid-19
Entidade alertou para aumento de hospitalizações; número de mortes teve queda
A Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou um aumento na incidência de casos de covid-19 no mundo. Segundo a entidade, no período de 24 de julho a 20 de agosto, cerca de 1,5 milhão de novas ocorrências foram reportadas - número 63% superior ao registrado no período anterior. O número de mortes, por sua vez, caiu 48%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar dos números, a OMS afirmou que a conclusão não representa uma imagem exata das taxas de infecções no mundo. Isso porque muitos países estão deixando de realizar testagens, bem como de notificar a entidade sobre o número de casos e mortes por covid-19. No período analisado, apenas 44% dos países apresentaram dados.
Em meio ao cenário, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, reforçou o pedido para que as nações fortaleçam a vigilância e o sequenciamento do vírus, o que ajuda na avaliação do risco de novas variantes. Atualmente, a entidade está rastreando três variantes de interesse. A cepa EG.5, identificada em quase 10 países, já circula no Brasil.
+ Terapias celulares podem reduzir risco de morte por Covid-19, aponta estudo
Até 20 de agosto, o mundo acumulou 769 milhões de casos confirmados e mais de 6,9 milhões de mortes em nível global. Apesar das barreiras construídas por meio da vacinação, Adhanom fez um alerta para os crescentes relatos de hospitalização.