Número de mortos devido à covid na Coreia do Norte sobe para 50
País segue impondo lockdowns e trabalha para ações conjuntas entre governo e população
O número de mortos devido à covid-19 na Coreia do Norte subiu para 50 nesta 2ª feira (16.mai). Segundo dados divulgados pela agência KNCA, também foram notificados 392.920 casos de febre nas últimas 24 horas, totalizando 1.213.550 de ocorrências desde o início de abril, quando o país afirmou estar enfrentando o primeiro surto da doença.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nesta manhã, o líder norte-coreado Kim Jong-un participou de uma reunião de emergência entre o comitê do partido comunista e ordenou que as Forças Armadas ajudassem no fornecimento de medicamentos. O partido emitiu ainda uma ordem de emergência para a liberação imediata de medicamentos da reserva estatal.
Atualmente, a Coreia do Norte segue o modelo de lockdowns impostos pela China, que conta com uma política de "covid zero". No entanto, como o país não tinha notificado casos de covid, o governo rejeitou as ofertas de vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outros países.
+ Serra Negra e Londrina voltam a exigir uso de máscaras em escolas
No sábado (14.mai), Kim Jong-un definiu o surto como uma "grande catástrofe" e pediu uma ação conjunta entre o governo e a população para estabilizar a situação o mais rápido possível. Um representante da OMS, por sua vez, informou que a organização ajudou o país a desenvolver um plano de vacinação no início deste ano.