Anvisa recebe ajuda de fabricantes de vacina para avaliar Ômicron
Empresas vão testar imunizantes contra nova variante; agência reforça importância da vacinação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou nesta 4ª feira (1º.dez) que está trabalhando com reguladores internacionais e desenvolvedores de vacina para entender potenciais impactos da nova variante Ômicron nos imunizantes contra covid-19 usados no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A solicitação de teste dos imunizantes foi enviada aos laboratórios Pfizer, Butantan, Fiocruz e Janssen. A expectativa é de que avaliações iniciais estejam disponíveis nas próximas semanas. "É preciso observar, porém, que esses estudos demandam tempo, uma vez que é preciso obter informações genéticas e amostras de pacientes para então realizar os testes e a análise", disse a agência em nota.
"A Anvisa mantém o compromisso de atuar juntamente com as autoridades internacionais e as empresas envolvidas para permitir que as atualizações nas vacinas, caso necessárias, sejam realizadas com agilidade, mantendo o perfil de qualidade, eficácia e segurança", acrescenta o documento.
Estudos apontam que os imunizantes continuam efetivos contra casos de covid-19, incluindo internações e mortes. A Agência aconselha a população a tomar todas as doses da vacina, incluindo a terceira dose, ou dose de reforço, e manter uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.
Casos da Ômicron no Brasil
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou, nesta 4ª feira (1º.dez), o terceiro caso de covid-19 relacionado à variante Ômicron no Brasil. Segundo a entidade, trata-se de um passageiro da Etiópia que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no último sábado (27.nov). Ele testou positivo para doença assim que chegou no local.