Inscrito no “Enem dos Concursos”? Saiba quais são as próximas etapas
Provas estão agendadas para o dia 5 de maio. Resultado final está previsto para 30 de julho
Com 2,65 milhões de candidatos inscritos -- o maior número da história -- o Concurso Nacional Unificado, que ficou conhecido como “Enem dos Concursos”, oferece 6.640 vagas com salários que chegam a R$ 22 mil. Mas quem vai participar da disputa precisa estar preparado para todas as etapas do processo seletivo. Em alguns casos, os postulantes aos cargos públicos serão submetidos a três etapas de avaliação.
+ Concurso Nacional Unificado: confira as vagas por blocos temáticos
A primeira etapa, comum a todos os sete blocos de conhecimento, é a prova objetiva. As provas estão agendadas para o dia 5 de maio e serão aplicadas em 220 cidades.
Os candidatos irão encarar 70 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva. Em todos os editais estão previstas 20 questões de conhecimentos gerais, incluindo temas como políticas públicas, democracia e cidadania, Constituição Federal, valores éticos do serviço público, administração e finanças públicas.
As outras 50 questões serão de conhecimentos específicos e variam de acordo com cada bloco de conhecimento. O peso de cada parte da prova varia dependendo da especialidade. Com isso, o candidato pode ter notas diferentes para cada cargo que concorre. As provas serão aplicadas em dois turnos.
Segunda e terceira etapas
A segunda é prevista apenas para alguns cargos que exigem curso superior. Na prova de títulos o candidato terá que apresentar comprovantes de conclusão de mestrado e doutorado, por exemplo.
A terceira etapa, também apenas quando prevista no edital, é o curso de formação, que é classificatório e eliminatório. Este é o caso quando a pessoa precisa realizar um curso para aprender as funções do cargo.