"Enem dos Concursos" terá segurança reforçada pela Força Nacional em 9 cidades; veja onde
Exame acontece no dia 5 de maio e terá 2,1 milhões de candidatos
Camila Stucaluc
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, terá o esquema de segurança reforçado em 2024. Segundo o governo federal, agentes da Força Nacional serão enviados para atuar em nove municípios de cinco estados antes e depois da prova. As equipes ficarão nos municípios de 3 a 6 de maio.
+ Contagem regressiva para o "Enem dos Concursos"; veja dicas para a prova
“Os agentes vão agir para evitar possíveis tumultos ou ameaças à integridade dos participantes. A presença da Força Nacional será crucial em casos de emergências. Nosso efetivo está preparado para fornecer uma resposta rápida e eficaz, além de garantir o bem-estar dos presentes”, disse o diretor da Força Nacional, Fernando Alencar.
Ele explicou que a iniciativa acontece em meio à nova distribuição de pontos de realização de provas, que, neste ano, contará com 228 cidades em todo o país. Ao todo, o efetivo de 90 agentes será distribuídos nos seguintes locais:
- Cruzeiro do Sul - Acre;
- Alta Floresta - Mato Grosso;
- Corumbá - Mato Grosso do Sul;
- Rorainópolis - Roraima;
- São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção - Pará.
Além do reforço da segurança física, a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/MJSP) vai apoiar as ações de segurança no CNU contra fraudes e vazamento de informações das provas. Atuarão no monitoramento as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além dos Corpos de Bombeiros Militares.
Conhecido como “Enem dos Concursos”, o CNU irá selecionar candidatos para ocupar 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. Ao todo, 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no processo seletivo, que ocorre no dia 5 de maio, número recorde.
+ Governo divulga locais de prova do "Enem dos concursos"; veja onde acessar
O exame será dividido em dois turnos, no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho, enquanto os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. A convocação terá início no dia 5 de agosto.