RJ: Artefato fecha pistas da Linha Amarela e esquadrão antibomba é acionado
Granada caseira e improvisada poderia ter explodido apenas com o calor, já que estava sem o pino detonador
Renata Igrejas
Pistas da Linha Amarela, importante via de ligação entre bairros do Rio de Janeiro (RJ), ficaram fechadas por vários minutos após um artefato ser encontrado na via, na manhã de 3ª feira (19.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O objeto se assemelhava a uma granada e o esquadrão antibombas da polícia foi acionado para isolar a área e detonar o item. Duas faixas no sentido Barra da Tijuca foram bloqueadas para o tráfego.
O item foi encontrado na altura de Pilares, na zona norte carioca. Funcionários da limpeza, da concessionária que administra a via, perceberam o corpo estranho no canteiro da pista. A Polícia Militar foi chamada, que acionou a Civil, além do esquadrão.
A polícia vai investigar de onde o artefato apareceu e como e porque foi deixado no local. Segundo os agentes, o item é um tipo de granada caseira, improvisada. O artefato encontrado na pista estava sem o pino detonador e, com o forte calor ou qualquer movimento, poderia explodir.
Os danos que o explosivo poderia causar vão desde lesões graves, amputação até a morte, representando grave perigo para pessoas que trabalham na via, além de motoristas, motociclistas e ciclistas. O raio de detonação poderia chegar a 15 metros.
Em 2023 já foram encontrados e detonados mais de 700 artefatos semelhantes. Nos últimos 15 anos, a polícia observou um aumento expressivo desse tipo de explosivo.
VEJA TAMBÉM: