Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Tiradentes em SP
Mudanças afetam bancos, transporte público e rodízio municipal
Assim como em todos os anos, o feriado nacional de Tiradentes vai impactar no funcionamento de alguns estabelecimentos e meios de transporte na cidade de São Paulo. Comemorada nesta 5ª feira (21.abr), a data marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, em 1792, símbolo da Inconfidência Mineira.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Confira abaixo o que abre e o que fecha durante o feriado na capital paulista.
Comércio
Hoje, as feiras livres funcionarão normalmente, das 7h às 13h30, bem como os mercados e sacolões municipais. Os shoppings, por sua vez, ficarão abertos das 14h às 20h, mesmo período estipulado nos domingos. Já entre os parques, o funcionamento durante todo o fim de semana de feriado prolongado acontecerá nos horários habituais.
Bancos e Poupatempo
As agências bancárias, por outro lado, não irão funcionar nesta 5ª feira. Qualquer operação financeira virtual, incluindo os caixas de autoatendimento, poderão ser usados normalmente. Postos do Detran e do Poupatempo ficarão fechados nos quatro dias do feriadão e só voltarão a abrir ao público na 2ª feira (25.abr).
Transporte
Para quem for ficar na capital paulista, o rodízio de veículos estará suspenso durante os quatro dias de feriado, porém as demais restrições serão mantidas na 6ª feira (22.abr): rodízio de veículos pesados (caminhões); Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC); e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).
No transporte público, a circulação de ônibus hoje será igual à de sábado, com redução da frota, segundo a SPTrans. Já em virtude dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, a CPTM e o Metrô afirmam que as linhas irão funcionar das 4h à 00h até domingo (24.abr), com intervalos médios programados para domingo.
Saúde
Até sábado (23.abr), as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas realizarão, das 7h às 19h, vacinações contra covid-19, gripe, sarampo e poliomielite. No domingo, a imunização será feita nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência e da Juventude, das 8h às 17h.
Estarão abertos durante o feriado:
- Hospitais e prontos-socorros;
- Hospitais Dia 24h;
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção;
- Samu 192.
Estarão fechados durante o feriado:
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
- Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos);
- Centros Especializados em Reabilitação (CERs);
- Rede Municipal Especializada (RME) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids).
Leia também
+ 3,5 milhões de motoristas devem deixar SP no feriado de Tiradentes
+ INSS: primeira parcela do 13º deve beneficiar 31,6 milhões de segurados