Reino Unido planeja doar 20 milhões de vacinas a países mais pobres
Imunizantes contra covid-19 serão distribuídos através do programa Covax, liderado pela OMS
SBT News
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou, na 6ª feira (29.out), que o Reino Unido planeja doar 20 milhões de vacinas contra covid-19 aos países mais vulneráveis. A medida tem como objetivo auxiliar o acesso igualitário aos imunizantes e acelerar a recuperação econômica mundial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o premiê, 10 milhões de doses da vacina da AstraZeneca já foram entregues ao programa Covax, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e outros 10 milhões deverão ser enviados nas próximas semanas. Os lotes fazem parte do compromisso do país em compartilhar 100 milhões de vacinas até meados de 2022.
No último dia 26, o Comitê de Emergência da OMS afirmou que a pandemia ainda está "longe do fim" e manteve o estado de emergência internacional -- declarado em 30 de janeiro do ano passado. Para o diretor da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a situação exige uma liderança cooperativa, já que, até o momento, apenas 0,4% dos testes e 0,5% das vacinas aplicadas no mundo foram administrados nos países de baixa renda -- o que representa cerca de 9% da população mundial.