Raio-x da vacinação: AstraZeneca é o imunizante mais aplicado no país
Em 2º lugar está a CoronaVac. A diferença entre as duas vacinas é superior a 10 milhões de doses
Lis Cappi
Quase metade das vacinas aplicadas no país foram da AstraZeneca. Segundo dados do Ministério da Saúde, até 6ª feira (23.jul), o imunizante correspondia a 47,4% dos utilizados contra a covid-19. Uma quantidade equivalente a 59,11 milhões de doses. A vacina é também a mais aplicada em todos os estados, com exceção de Ceará e Roraima.
A segunda vacina mais utilizada no país é a Coronavac: foram 38,5% entre todas as doses aplicadas, um total de 47,9 milhões. A diferença entre os dois imunizantes é superior a 10 milhões de doses.
Em terceiro lugar, está a vacina da Pfizer (11%), o que equivale a 13,72 milhões de doses. Em sequência vem a vacina de dose única da Janssen, que teve 3,7 milhões de doses aplicadas -- o equivalente a 3%. Veja a comparação entre os quatro imunizantes:
No estado de São Paulo, onde mais foram aplicadas doses de vacina, o imunizante mais utilizado também é a Astrazeneca: foram 14,1 milhões de doses. No caso da Coronavac, 13,1 milhões de pessoas receberam a vacina. Em terceiro lugar está a Pfizer, com 3,5 milhões de doses, seguida da Janssen, com 1 milhão.
A ordem de aplicação continua entre os estados que mais aplicaram doses de vacina: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Veja a quantidade aplicada em cada estado: