Brasil

Enem 2025: como os cadernos chegam aos locais de prova pelo Brasil?

Logística conta com caminhões, aviões e barcos para transportar 4,8 milhões de cadernos a quase 2 mil cidades

Imagem da noticia Enem 2025: como os cadernos chegam aos locais de prova pelo Brasil?
'Operação Enem' no Amazonas neste domingo (9) | Divulgação/Correios

Antes de cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma operação digna de filme de ação toma conta do país. Milhões de provas viajam por terra, ar e até água para chegar, a tempo, a mais de 12 mil locais de aplicação.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A missão fica com os Correios, responsáveis pela entrega de cerca de 4,8 milhões de cadernos em 1,8 mil municípios. A logística é complexa, envolvendo 2.676 veículos, 31 voos, 176 carretas e 26 embarcações. Eles são escoltados por órgãos públicos de segurança, como Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, além das polícias Militar e Civil de todos os estados.

Neste ano, o transporte dos malotes contou com um novo desafio: a redução do tempo de três para duas horas. "A logística dos Correios é a engrenagem que garante que cada prova do Enem chegue a cada canto deste país com segurança e pontualidade”, afirma o presidente da empresa, Emmanoel Rondon.

O serviço é realizado há 17 anos – os Correios levam os cadernos aos locais de prova e, depois, conduzem os cartões-resposta dos candidatos às centrais de correção. A empresa pública faz a logística de outras provas durante o ano, como Encceja, Enade, Saeb, Revalide e PND. Em anos eleitorais, os Correios firmam contratos com Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de estados como Bahia, Goiás e Roraima para o transporte de urnas eletrônicas.

Últimas Notícias