Publicidade
Brasil

Tocantins registra mais de 4,5 mil focos de incêndio em 2025, aponta INPE

Lagoa da Confusão (TO), que já soma 468 registros neste ano, é o município com mais focos em todo o Brasil

• Atualizado em
Publicidade

De janeiro até esta segunda-feira (18), o Tocantins já contabiliza 4.561 focos de incêndio, segundo dados de monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A capital Palmas, aparece com 30 registros. Já Lagoa da Confusão, a 200 quilômetros da capital, concentra 468 focos somente em 2025, ficando em primeiro lugar no ranking nacional.

No último sábado (16), um incêndio de grandes proporções na região norte da capital chegou a ameaçar um conjunto de residências. Situação semelhante também ocorreu nas proximidades do Aeroporto de Palmas.

+ Verão amazônico intensifica queimadas e deixa estados da região Norte em alerta

Somente nas duas primeiras semanas de agosto, o estado já registrou 532 focos. O período é marcado por baixa umidade, calor intenso e ventos fortes, o que facilita a propagação das chamas. No ano passado, entre janeiro e agosto, o Tocantins chegou a registrar mais de 8 mil focos de queimadas.

De acordo com o tenente-coronel Matos, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), os incêndios não acontecem de forma natural. "Esses incêndios não aconteceriam sem a ação humana, seja de forma imprudente ou dolosa. Nesse período, no Tocantins, está proibido qualquer tipo de queima, mesmo para quem antes tinha autorização, porque é a época mais crítica em razão de vários fatores, em especial os climáticos."

Publicidade

Assuntos relacionados

Tocantins
Incêndio
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade