Homem é preso transportando 667 pássaros silvestres em operação contra tráfico de animais no RJ
Aves estavam em condições precárias e seriam vendidas ilegalmente em feiras de São Gonçalo e da Região dos Lagos

Jucimara Pontes
As polícias Federal e Militar realizaram uma operação conjunta para combater o tráfico de animais silvestres no Rio de Janeiro. Um homem foi preso em flagrante transportando mais de seiscentos pássaros em um veículo abordado na altura do km 12 da Rodovia Magé-Manilha.
No interior do carro, os agentes encontraram 667 aves de diferentes espécies, entre elas o pixoxó, uma espécie nativa da Mata Atlântica, endêmica do estado do Rio e em risco de extinção. Os animais estavam sendo transportados em condições precárias.
As investigações apontam que os pássaros seriam levados para um depósito ilegal, que abasteceria traficantes e comerciantes atuantes em feiras clandestinas das regiões de São Gonçalo e dos Lagos.
O suspeito foi levado para a sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, e vai responder por crime ambiental.
As aves resgatadas receberam cuidados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Elas foram levadas para a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, onde passaram por alimentação e triagem técnica. Os animais aptos à reintegração foram soltos no Santuário Vale do Amor.
+Mulher é presa com 40 quilos de cocaína, armas e carregadores de fuzil na Região dos Lagos